terça-feira, junho 28, 2005

O PARTIDO NACIONALISTA RENOVA-SE

Do site do PNR-Porto,

Decorreu no passado dia 25 de Junho a II Convenção Nacional do PNR, presidida por José António Pombal. Na primeira parte foram apresentadas duas moções estratégicas e aberto um período para a intervenção dos militantes. Na segunda parte procedeu-se à votação das moções e das listas para os diversos órgãos do partido.

Ambas as moções foram aprovadas por maioria absoluta. Foi eleito o novo Presidente do PNR, José Pinto-Coelho, assim como a nova Comissão Política Nacional e os membros dos restantes órgãos do partido. Além de José Pinto-Coelho, fazem parte da nova Comissão Política Nacional Humberto Nuno de Oliveira, José António Pombal, Pedro Frade, Rui Paulino, João Catarino e João Franco.

No seu discurso final, José Pinto-Coelho realçou que, daqui em diante, a nova equipa dirigente trabalhará no sentido de fazer do PNR um partido mais forte, coeso, determinado e destemido. Para isso, cabe à nova direcção a renovação e reorganização interna do partido que se impõe. Foi ainda anunciada a criação da Juventude Nacionalista, que será coordenada por Filipe Batista e Silva e deverá ser oficializada durante o Verão.

A mudança que se materializou nesta Convenção, e que foi entusiasticamente acolhida por todos os militantes presentes, representa para o PNR um motivo de esperança e coragem para o futuro. Com os novos quadros eleitos, o PNR estará preparado para se transformar, a breve trecho, numa verdadeira força de oposição nacional que realize a unidade dos nacionalistas e que congregue todos os Portugueses fartos do actual sistema de destruição nacional.

VIVA O PNR!!!
VIVA PORTUGAL!!!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

viva
saudaçoes nacionalistas

o novo dirigente do pnr disse
que vai agregar as varias tendencias nacionalistas incluindo o nacional revolucionario
alguem podera explicar o que significa essa nova tendencia?
ela é de direita nacionalista tambem?
dantes existia a cnr coordenadora nacional revolucionaria , que tipo de movimento era este? direita nacionalista ou era de esquerda radical?

muito obrigado pela atençao

celso

30 de junho de 2005 às 10:55:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Camarada Celso,

Nacional Revolucionário é o nacionalista que, sem ser nacional-socialista, preconiza um sistema político alternativo, diferente deste sistema corrupto; o NR tem também uma concepção racialista das diferenças entre os povos, isto é, em vez de afirmar superioridades, como o NS, afirma diferenças. Mas estou certo que haverá por aqui leitores que podem explicar isto com mais conhecimento de causa do que eu.

O novo dirigente do PNR é sem dúvida de Direita nacionalista.

Quanto à CNR, era, segundo creio, um movimento especificamente cultural, com uma série de ideias muito válidas. E o seu emblema expressava bem o seu ideal indo-europeísta, porque consistia no cruzamento entre uma espada e um martelo, representando assim a tradição heróica indo-europeia (espada) e a acção transformadora e protectora de certos Deuses indo-europeus (o martelo, símbolo de Thor, Deus do Trovão).

Quanto à questão da Direita e da Esquerda, é moda, entre os actuais nacionalistas, o dizer-se que não se é nem de Direita nem de Esquerda, mas sim Nacionalista, com algumas ideias de Direita e outras de Esquerda, mas ultrapassando essa dicotomia em nome da unidade do Povo.
Pessoalmente, não concordo que o Nacionalismo possa ser de Esquerda, mas enfim.

Ou seja: se se considerar apenas uma soma de características, em termos quantitativos, o actual Nacionalismo europeu parece mais de Esquerda do que de Direita.
No entanto, creio que, em política, o qualitativo deve sempre sobrepôr-se ao quantitativo - é a essência que conta, não a mera soma das características, como se todas os elementos constituintes fossem iguais em importância.
Falando em termos concretos, defino a Direita como a defesa e promoção das diferenças existentes, enquanto a Esquerda é o constante combate pelo desaparecimento dessas diferenças e a imposição universal da igualdade entre tudo e todos.

Ora, o que é o Nacionalismo, senão a exaltação da diferença?

Assim, todo aquele que ponha a Nação como valor máximo em política, é forçosamente de Direita, mesmo que, em termos económicos e sociais, prefira a intervenção estatal na economia e a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, a igualdade social, etc..

Saudações Nacionalistas

30 de junho de 2005 às 14:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

a questão é pertinente
visto que por exemple surgiu a pouco tempo uma organizaçao
nacional revolucionaria que se intitula de " esquerda nacional revolucionaria" enr
o seu site é www.enr.pt.vu
alguem poderia apos visualizar este site dar me a sua opiniao?
esta organizçao é de direita nacionalista ? ou é de esquerda radical?

30 de junho de 2005 às 14:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Notável esclarecimento do Caturo. Totalmente apoiado.

Saudações Nacionalistas,
Mendo Ramires

30 de junho de 2005 às 16:44:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home