sábado, abril 30, 2005

RESPOSTAS DE MIAZÚRIA

Ora o camarada e amigo Miguel Ângelo Jardim, também conhecido como Miazúria, cumpriu a promessa de responder ao questionário livresco que disparei em sua direcção.

Aqui vao as respostas da maior figura intelectual do Nacionalismo Português:

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Escolheria para memorizar, o livro de Arthur Gobineau,"Ensaio sobre a Desigualdade das Racas Humanas".Como vao os tempos, um dia destes terei mesmo que decorar a obra em varios volumes,a questao racial e o "tabu"concertado entre a direita "luso-tropicalista", conservadora, reaccionaria,e a esquerdalha de todas as tendencias.
E o lugar ideologico das familias aparentemente dissonantes!O medo atavico de debater a realidade das Racas!

2. Já alguma vez ficaste apanhado por uma personagem de ficção?
2.Nao, nunca fui apanhado por uma personagem de ficcao, na minha adolescencia tive o fascinio pelos que combatiam pela justica social, pelos monjes-guerreiros e pelasfiguras emblematicas ligadas a aventura e descoberta (Fernao de Magalhaes, Marco Polo)

3. Qual foi o último livro que compraste?
3. O ultimo livro que comprei foi exactamente ontem, uma edicao de bolso, em traduccao romena, de um autor que prezo bastante, Drieu la Rochelle: "Historia Secreta".(Poveste Secreta)

4. Qual o último que leste?
4.O ultimo livro que li foi uma compilacao filosofica/sociologica, da autoria de varios autores Romenos sobre a Identidade Nacional.

5. Que livros estás a ler?
5.Estou a ler uma obra editada pela "Que Sais-Je, entitulada:"La Pensee Politique Contemporaine du Japon".

6. Que 5 livros levarias para uma ilha deserta?
6.Uma pergunta dificil de responder.Tenho como referencia centenas de livros que me marcaram durante a minha vida,contudo levaria hoje os seguintes livros:
"Peregrinacao" de Fernao Mendes Pinto";"Political Writings" de William Morris;"Socialisme Fasciste" do Pierre Drieu La Rochelle;"Avant-Guerre"de Guillaume Faye;"Obra Poetica"(em Castelhano) de Jorge Luis Borges.
Clandestinamente levaria "La Democratie en Amerique"de Tocqueville e "Vue de Droite" do Alain de Benoist.

7. A que 3 pessoas vais passar este testemunho?
7.Vou passar o testemunho a tres meus amigos:Jorge Leandro Rosa,editor do "blog" Testemunho do Estetico, Joao Martins e Nuno Neves.