quarta-feira, novembro 24, 2004

ASCENDÊNCIAS

Do Forum Nacional,

Este artigo foi tirado do site deste jornal:

http://www.reconquista.pt/

60 por cento dos portugueses são ascendentes de Judeus
À descoberta do passado judeu

Foi em Belmonte que nasceu Pedro Álvares Cabral e é também lá que reside uma das maiores comunidades judaicas do País. O rabino Elisha Salas sabe que os judeus quando se converteram ao cristianismo adoptaram um novo nome. Perderam o hebraico e registaram-se com nomes de árvores para deixar um sinal.

O rabino Elisha Salas veio de Israel para ajudar os judeus residentes em Portugal e retomar a história interrompida há 500 anos pela Inquisição. Veio também para ajudar a descobrir os “marranos”, pessoas que outrora foram judeus e que se converterem ao cristianismo, para que agora possam livremente voltar ao judaísmo.

Elisha Salas trabalha para a organização “Shavei Israel”, que significa: “os que voltam ao povo de Israel”. Muitos descobrem que afinal os seus antepassados foram judeus. Elisha Salas entende que é preciso devolver aos judeus um espaço na sociedade, que em termos estatísticos concentra em Lisboa a maior comunidade. Segue-se o Porto e logo a seguir Belmonte. Mas a estatística revela ainda que a comunidade que mais participa nos serviços religiosos é a de Belmonte. São cerca de 100 os judeus que residem na vila. Já no século XIII se atestava a existência de uma próspera comunidade judaica, responsável pela existência de uma sinagoga. de que resta uma inscrição datada de 1296. Provavelmente viveria numa judiaria localizada no actual bairro de Marrocos. Em consequência da expulsão dos judeus de Espanha, em 1492, tudo indica que a comunidade de Belmonte tivesse aumentado.

Em 1986 foi oficialmente criada a Comunidade Judaica de Belmonte cuja sinagoga viria a ser inaugurada em 1997. Elisha Salas foi durante cerca de um ano o rabino da comunidade Belmonte. Actualmente sem rabino, porque está a desenvolver um trabalho ecuménico no Porto. Para o rabino há que se procurar a identidade perdida ao longo dos anos. Porque actualmente os marranos, nem são cristãos nem tão pouco judeus. Então há que apontar um caminho à comunidade que descobre que afinal teve um judeu na sua família. Talento para o comércio Em Portugal residem cerca de 60 por cento de ascendentes de judeus, estima o rabino. Para descobrir a descendência de cada pessoa, Elisha Salas sabe que os judeus quando se converteram ao cristianismo adoptaram um novo nome. Perderam o nome hebraico e registaram-se com nomes de árvores, para deixar um sinal. Todos aqueles que têm no seu apelido nome de árvores, como Oliveira, Pereira, Carvalho e muitos outros, sabem que no passado existiu um judeu na família. É a partir deste sinal que o rabino começa a fazer o levantamento para poder ajudar cada cidadão a descobrir a verdadeira identidade. Mas, “depois de encontrado não é uma obrigação o regresso ao judaísmo”, refere. Em Portugal os judeus continuam a ter como principal ocupação a actividade comercial. Sabe-se que nos vários reinados da monarquia portuguesa os judeus não tiveram uma vida fácil e para sobreviver, dedicaram-se ao comércio. Sendo a actividade comercial independente faz com que os judeus possam guardar o Sábado, como o dia sagrado.


Este artigo faz eco de uma teoria muito difundida sobre a ascendência dos Portugueses, segundo a qual quase todos os Portugueses seriam descendentes de judeus.
Todavia, há por aí qualquer coisa mal explicada ou mal entendida...

De qualquer modo, essa de que todos os que têm apelidos com nomes de árvore têm sangue judaico, não me parece credível. Por esse andar, também D. Nuno Álvares Pereira era judeu, e nunca nenhum historiador «judaizante» se atreveu a defender uma dessas.

Por outro lado, o apelido «Carvalho», por exemplo, não nasceu em Portugal com uma mudança de religião do Judaísmo para o Cristianismo. Este apelido é de origem asturiana e dele existem várias versões, tais como, por exemplo, «Carvajal». Quem procurar a raiz do apelido nalgum livro de genealogia, não encontra, nos primeiros «Carvalhos» qualquer Jacob ou Isaac...

Seja como for, nenhum português tem sangue judaico - pois se é dito, constantemente, que o Judaísmo não é uma raça mas sim uma religião, então quem deixa de ser judeu para ser português, deixa de contar como judeu e passa a contar inteiramente como luso. Sendo assim, nenhum de nós tem qualquer gota de sangue judaico...

Há entretanto quem tenha interesse em fazer crer que os Portugueses são todos metade judeus metade mouros, porque isso ajuda a deitar por terra qualquer espécie de orgulho racial europeu no seio da Portugalidade...
A propósito disso, foi escrito este texto.
Está feito para os Espanhóis, mas adapta-se perfeitamente a nós.


13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os judeus mentem a torto e a direito. A mentira é uma das suas melhores armas. Mentem há mais de 2000 anos. Já estão treinados.
Essa dos 60% dá vontade de rir... só mesmo de um rabino.
Os cães também mijam nas árvores para deixar sinais...

sniper

24 de novembro de 2004 às 14:29:00 WET  
Blogger Caturo said...

«Os cães também mijam nas árvores para deixar sinais...»

Precisamente. Foi também isso que pensei: fazendo-nos crer que temos litradas de sangue judaico, pretendem impor-nos uma espécie de dever de lealdade para com os Judeus.

24 de novembro de 2004 às 15:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

E, claro, levar para o Judaísmo mesmo aqueles Oliveiras, Pereiras e Pinheiros, etc, que nem sequer descendem de Judeus!... (O que é facto é que, segundo os estudos genealógicos, os nomes de árvores até nem eram os mais preferidos, até havia mais a tendência de se preferirem os patronímicos como Álvares, Alves, Dias, Fernandes, Gomes, Gonçalves, Guedes, Lopes, Martins, Mendes, Nunes, Rodrigues, Soares, Vaz, etc.


Imperador

24 de novembro de 2004 às 17:09:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

ESTA CORRETO E DEVEMOS RESPEITAR A RELIGIAO JUDAICA POIS NOS PORTUGUESES DEVEMOS TUDO QUE CONQUISTAMOS A ESSE POVO QUE CONTRIBUIO COM NOSSAS DESCOBERTAS MUNDO AFORA.
AOS IGNORANTES DEVEMOS PEDIR A D´US QUE OS ILUMINE E MOSTRE ATRAVES DA HISTORIA O QUE FORAM O POVO JUDEU PARA OS LUSITANOS DE TODO O MUNDO.

16 de outubro de 2005 às 22:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

CARREIRA, Ser judeu não é provar que suas raízes são judaícas é sentir sua alma judaíca. Judeus não precisam mentir para muitos que estes têm sangue judeu para terem pena ou serem leais a eles, judeus são judeus e continuarão sendo sem precisar de esmolar ou condolências de quem quer que seja.A religião judaíca não é proselitista não se quer trazer para as sinagogas Oliveiras, Pereiras e etc, apenas é fato o estudo da inquisição e das forçadas conversões portanto estudem para abalizar comentários ignorantes.

9 de março de 2008 às 19:56:00 WET  
Blogger Caturo said...

Obrigado pelo convite.

27 de maio de 2010 às 16:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esses covardes Racistas judeus em todos os paises onde vivem dizem o mesmo;chegaram primeiros do que os nativos! Analfabetos Aziaticos como são, dizem que chegaram na Alemanha antes dos Alemães! Chegaram na Espanha antes dois espanhois! Chegaram na Romênia antes dos romenos! Chegaram no Brasil antes dos brasileiros! E aí vai com o seu Racismo de miseraveis descendentes de nomades e do assassino Caim!

1 de fevereiro de 2012 às 22:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Se não fosse um hebreu,muita gente hoje estaria com paralisia infantil,e não haveria raio-x nos pronto-socorros do mundo...

29 de março de 2012 às 00:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E se nós hebreus mentimos,os cristãos vivem sob a maior mentira de todos os tempos:a de que um homem pode salvar o mundo,o tal de jesus...

29 de março de 2012 às 00:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se nós hebreus somos malditos assasinos,como podem dizer que seguem jesus,um hebreu como eu?

29 de março de 2012 às 00:43:00 WEST  
Blogger Miguel Pinheiro said...

Shalom.Erev tov.Eu sou Pinheiro e de facto houve um Judeu na minha familia.Não nego as minhas raizes Judaicas e quanto a esses pseudo-intelectuais que nada sabem sobre as nossas origens,guardem os comentarios bacocos para as vossas figuras do dia-a-dia.A maior mentira vem da igreja catolica,fazendo muitos acreditar no tal milagre de fatima que nunca existiu,a nao ser com a finalidade de combater o comunismo da ex união soviética e que tal não passa de um negócio.Muitas pessoas foram queimadas viva com a obrigatoriedade de seguirem uma única religião,entre outras atrocidades cometidas pelo catolicismo,assim como a pedofilia na igreja católica.E de facto todas as pessoas com nomes de arvores são de origem Judaica,além de 60% dos Portugueses.Por mais que vos custe aceitar a realidade.Layla tov.Shalom!

13 de maio de 2012 às 20:52:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Isso é provavelmente aldrabice. Por essa ordem de ideias, até o aristocrata D. Nuno Álvares Pereira era de ascendência judaica...
Por outro lado, os testes genéticos confirmam que o sangue judaico em Portugal é fortemente minoritário, de modo algum representativo.

13 de maio de 2012 às 21:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

essa e obra dos judeus ficam a mentir para termos pena um facto e que metade dos portugueses sao anti-semistas por isso eles com essas mentiras tentam tirar os anti-semista outro facto e que se isto continuar assim os tugas virarao nazis

7 de janeiro de 2013 às 21:52:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home