domingo, setembro 26, 2004

LEGÍTIMA DEFESA

Da mesma fonte que a notícia anterior, uma novidade - uma boa notícia relativa ao tema da criminalidade - um bom exemplo para todos os cidadãos nacionais - e, possivelmente, um motivo para que os cidadãos conscientes se unam em defesa de um inocente que mais não fez do que defender-se com os meios que tinha ao seu alcance, tratando-se de um homem idoso. Infelizmente, em Portugal a questão da legítima defesa parece ridiculamente legislada ao ponto de não permitir que alguém se defenda com armas de fogo em sua própria casa se o assaltante não transportar consigo armas de fogo, ou seja, se o meliante só estiver armado com um punhal ou com um pau, o dono da casa só pode defender-se com arma equivalente... como se a destreza e a força de um comum criminoso não fosse bastas vezes maior do que a de um comum e pacato cidadão, especialmente quando em idade avançada.
Enfim, mais uma vergonha, vergonha imbecil ainda por cima, da «justiça portuguesa».

2004-09-25 00:00:00
Feira: atirou quando viu ladrão a entrar em casa
MATOU O ASSALTANTE
Um indivíduo de 78 anos disparou mortalmente contra um homem que estava prestes a furtar a sua casa, ontem de manhã, pelas 09h10, na freguesia de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira.
Assaltante estava a subir as escadas quando foi surpreendido
A vítima que segundo fonte policial tinha entre 35 a 40 anos foi surpreendida pelo proprietário da habitação que pretendia assaltar com um tiro de caçadeira que a atingiu na cara.
“O alegado assaltante estava a subir as escadas que davam acesso à casa, quando o dono desta, um homem de 78 anos, se apercebeu do intruso e disparou um tiro contra a sua cara”, explica ao CM o capitão Caldeira do destacamento territorial da GNR de São João da Madeira.
A vítima mortal, cuja identidade é desconhecida uma vez que se encontrava sem documentos, foi transportado pelos Bombeiros de Lourosa até ao Hospital de São Sebastião onde ficou internado. Contudo e apesar dos esforços médicos, não conseguiu resistir aos ferimentos que a bala provocou no rosto e acabou por falecer no mesmo dia.
O proprietário da habitação, de 78 anos, foi conduzido por militares até ao posto da GNR de Lourosa que entretanto o entregaram à Polícia Judiciária.
Por se tratar de um homicídio, o caso está agora sob a alçada da Polícia Judiciária do Porto.





2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na América têm o Direito Natural de disparar contra quem quer que seja que entre sequer em sua casa sem pedir autorização (breaking and entering).

27 de setembro de 2004 às 17:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Em portugal o assaltado tem o direito de levar um tio nos cornos e baixar a bolinha...
são uns coitados que há que proteger...estes assaltantes!

27 de setembro de 2004 às 18:25:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home