terça-feira, setembro 28, 2004

INVERSÃO - SINAL DOS TEMPOS

Os imigrantes que queiram entrar no País vão passar a ter direito a um advogado se o Estado lhes recusar a entrada.

Ao que chegou a degradação de princípios - legisla-se como se qualquer estrangeiro tivesse o direito a reivindicar a entrada numa Nação.

Tal é o poder mediático e propagandístico da Esquerda que conseguiu lavar(leia-se «sujar») as mentes das elites, não só as de Esquerda propriamente ditas, mas também muitas das consideradas «de Direita», nomeadamente as capitalistas neo-liberais as quais, regra geral, desprezam como menor tudo o que não é economia e, por isso, deixam à Esquerda todas as considerações relativas à ética, à filosofia, à cultura, isto é, à política propriamente dita. É aliás por isso que esta «Direita» não incomoda verdadeiramente a Esquerda, antes pelo contrário, faz-lhe o jogo: primeiro, porque não lhe opõe qualquer resistência verdadeiramente ideológica e, depois, porque, tomando o partido dos bem nutridos e anafados, permite à Esquerda continuar a propagar a atitude da luta interclassista.

7 Comments:

Blogger vs said...

Não seja injusto. Não seja redutor.
Então o Caturo acha mesmo que 'nós', os liberais, só nos preocupamos com a economia enão temos saber nem influência no resto?
Anda muy longe da verdade.
A esquerda é detentora de um 'poder' ilusório.
São como marionetes......coitados!
Pergunta: quem controla quem? quem puxa os fios?
:)


Nelson Buiça

28 de setembro de 2004 às 17:16:00 WEST  
Blogger Caturo said...

De um modo geral, a «Direita» neo-liberal é realmente econimicista e tende a considerar o resto como «tretas». O dinheiro é que é, para eles, o motor de tudo, como o próprio Buíça admitiu. Por isso, numa sociedade neo-liberal na qual a verdadeira Direita, nacionalista, seja reprimida pelos meios de comunicação sucial, a Esquerda tem campo aberto para se impor em todos os domínios do pensamento e da cultura, sem que ninguém lhes faça frente. Com o tempo, dominando as universidades, os mé(r)dia e as artes, impingem o que lhes apetece a toda a gente e ninguém os contesta, primeiro, porque para contestar posições culturais, é preciso cultura e são eles que a dominam, segundo porque os poucos que escapam a esse poder, estão isolados e são facilmente silenciados.

Mas essas guerras de valores, para os neo-liberais, são risíveis... para eles, it's the economy stupid e o resto são «histórias».

Quem na sociedade portuguesa mais vezes enfrenta a cultura de Esquerda, são os conservadores, mas esses, para além de serem poucos, obedecem por outro lado a directrizes católicas, as quais coincidem, cada vez mais, com a mentalidade de Esquerda, o que não admira, antes pelo contrário.

Cumprimentos

28 de setembro de 2004 às 18:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É meu dever informá-lo de que os Países que acordaram para o Nacionalismo são - nunca deixaram de o ser - Cristãos, e até por vezes bastante Conservadores! São eles Irlanda, Inglaterra, Polónia, Sérvia, Itália, Suíça, Áustria, partes da Alemanha, (Sul dos Estados Unidos da América e África do Sul anteriormente), etc, etc. Entendem é que, como eu, uma coisa não implica a outra. Eu sempre tive mais Valores para além do Cristianismo: aqueles que ele permite, aliás, à luz de Immanuel Kant, sendo a Liberdade o fim último e fonte da Moral, tudo o que a Religião exige quanto a caridade mais não é do que a forma de garantir que todos têm meios para exercerem a sua Liberdade - ou seria para quê? Só que, sendo Cristãos, são é normalmente mais comedidos quanto aos métodos. Os Nazis é que, não sendo Cristãos, deixaram o Mundo virado do avesso, mas nós também não queremos ir por essa via.

28 de setembro de 2004 às 18:48:00 WEST  
Blogger vs said...

Em relação aquilo da 'coleira' digo-lhe o seguinte: coleiro TODOS os sistemas políticos a aplicam aos cidadãos.
O que difere,e é importante, é o comprimento da trela.


Nelson Buiça

28 de setembro de 2004 às 20:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Caro anónimo das 6:48, todas as nações que nomeou são cristãs porque o Cristianismo dominou toda a Europa. Além do mais, o Nacionalismo está naturalmente associado à defesa das tradições e, por isso, tem aparecido quase sempre conotado com o conservadorismo.
Para além disso, há a questão ideológica propriamente dita, que, com o correr dos tempos, pode acabar por trazer alterações a esse tipo de quadro.

Cumprimentos

29 de setembro de 2004 às 11:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Nelson Buíça, não é verdade que todos os sistemas tenham coleiras. Uma coleira é uma restrição aplicada a animais que se torna indigna quando aplicada a humanos. Uma lei ética ou legislativa não é pois o mesmo que uma coleira. E um regime repressor ou falsamente tolerante é por isso essencialmente diferente de um regime de liberdade autêntica, dado que a diferença em causa não é uma questão relativa ou quantitativa mas sim essencial e qualitativa.

29 de setembro de 2004 às 11:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

29 de setembro de 2004 às 11:40:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home