terça-feira, agosto 31, 2004

GALESES NA AMÉRICA ANTES DE COLOMBO?

Site com teoria curiosa:

Madoc 1170

Afirma que os Galeses, liderados por um príncipe de nome Madoc, terão chegado à América em 1170, mais concretamente à região do Kentucky.

À medida que se vai investigando o passado, vão-se encontrando mais e mais factos surpreendentes, esquecidos ou ocultados, consoante os casos.

Esta teoria, em concreto, vai ao encontro da importância que tem no mito céltico o tema de uma terra para além do mar ocidental - na mitologia da Irlanda, trata-se do(s) paraíso(s) «Tir Nan Og», ou «Terra da Juventude», «Mag Meld», «Planície da Alegria», «Tir Nan mBeo», «Terra dos Vivos»... na mitologia galesa, fala-se de Avalon, embora esta esteja muito mais próxima de Gales do que a Tir Nan Og estaria da Irlanda. Contudo, Avalon vem de «Afal Ynis», que significa «Ilha das Maçãs», o que apresenta uma fascinante e intrigante semelhança com o Jardim das Hespérides da mitologia grega, onde Hércules foi para conquistar... três pomos de ouro, isto é, três maçãs...



4 Comments:

Blogger vs said...

Existem cada vez mais provas de que, algum tempo antes da data que refere, os vikings chegaram ao que hoje é a Nova Escócia e à zona do Massachussets, vondos da actual islãndia (que já ocupavam).
Acredito, como muitos outros, que os vikings foram de facto os primeiros europeus a chegar à América.


Nelson Buiça

1 de setembro de 2004 às 00:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sim, creio que é já ponto pacífico isso que diz. Os Vikings chegaram realmente à América, à qual chamaram «Vinland» e onde travaram combate com os «Kraellings»(isto é, «Gente Feia»), que eram os Índios...

1 de setembro de 2004 às 00:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É engraçado que a palavra Tir se pareça tanto com a nossa palavra Terra!

1 de setembro de 2004 às 15:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Provavelmente, não é só coincidência. «Tir» assemelha-se ao Latim «Terra» e tanto o Celta como o Latim vêm do mesmo grande ramo Celto-Italiota, da família das línguas indo-europeias. Significa isso que, dentro da família indo-europeia, a língua mais próxima, na raiz, do Latim, é o Celta.

1 de setembro de 2004 às 17:00:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home