sexta-feira, agosto 13, 2004

DIAS NEGROS VIRÃO?

Voltou hoje a ser dada a notícia de que nos próximos anos, até 2050, o mundo vai ficar mais quente. O calor aumentará em quantidade de dias e sobretudo em intensidade. Em Portugal, chegarão provavelmente a viver-se semanas com temperaturas acima dos trinta e cinco graus centígrados.

Os mesmos cientistas que anunciam esta desgraça dizem também que, ao mesmo tempo, haverá períodos de falta de água na Europa meridional.

Os povos da Europa poderão pois ter de enfrentar o pior dos cenários: países repletos de gente estrangeira e não europeia, imposições islâmicas por toda a parte e, como se não bastasse, horrendas ondas de calor abrasador.

O aquecimento anormal do clima é causado pela poluição industrial de larga escala que caracteriza as economias ocidentais. Podiam ser tomadas medidas restritivas, com vista a garantir um futuro saudável para os povos europeus, mas os senhores das grandes multinacionais estão pouco ou nada interessados nisso: só vêm o lucro. Até porque, para o calor, têm sofisticados aparelhos de ar condicionado, tanto nos seus escritórios, como nas suas moradias e nos seus automóveis. Quanto à água, podem por ela pagar o que lhes apetecer.

Será o cidadão pobre e o remediado, e mesmo o de classe média, quem terá de debater-se com a falta de higiene, o mal-estar e as doenças que advierem do sobreaquecimento planetário e da falta de água.


3 Comments:

Blogger vs said...

Ó Caturo, essa projecção científica é absolutamente idiota. Esse naipe de cientistas só está concetrado no CO2.
É exactamente o oposto.
Se vasculhar bem a NET verá que o aquecimento golbal irá provocar, a qualquer momento, ou na melhor das hipóteses até 2025, um arrefecimento da Europa. Porquê?
O filme 'The Day After Tomorrow' tem um fundo de verdade científica por detrás dos efeitos especiais e do drama 'hollywoodesco'
A Corrente do Golfo, que traz água quente ao Atlãntico Norte e que tempera o clima da Europa evitando que ele seja igual ao do norte dos EUA e Canadá, está em risco de parar.
O aquecimento global está a fazer derreter os glaciares nos polos.
No caso que nos interessa, no Pólo Norte, o derretimento dos glaciares e dos gelos é alarmante. No ano passado ( e este ano também), não foi possível, pela primeira vez em milhares de anos, chegar ao Pólo por 'terra firma', ou seja a através do gelo.....pois o gelo derreteu todo e ao pólo só se chega de barco no Verão. Ora, este derreter das calotes polares do Norte (e do Sul) provoca uma diminuição da salinidade e da temperatura das águas do Atlãntico Norte e alterações à sua densidade. A conjugação destes factores, está provado, fará parar ou enfraquecer sobremaneira a Corrente do Golfo, como aconteceu no período conhecido como 'Little Ice Age', que afectou a Europa entre 1300 e 1800 da nossa era. Nesse período a Gulf Stream terá parado provavelmente devido ao aquecimento global anterior provocado por um aumento da actividade solar. Tambem na última glaciação a Corrente parou.
Se a Gulf Stream parar ou abrandar, veremos algo parecido com o que se viu em 'The Day After Tomorrow', sem os dramas de hollywood e seguramente não em 4 ou 5 dias como no filme.
Desde o momento da paragem ou abrandamento da Corrente até ao pleno das mudanças decorreriam alguns meses ou escassos anos de diminuição da temperatura na Europa.
O quadro seria: um arrefecimento da Europa devido ao arrefecimento do Atlântico Norte. O norte da Europa mergulharia numa nova glaciação, com o 'permafrost' a poder chegar ao paralelo 50. O clima da restante Europa seria bastante mais frio, com uma diminuição da temperatura média de entre 3 a 6 graus, o que é muito. Portugal, por exemplo, teria um clima muito parecido com o que hoje tem a Dinamarca. Não é preciso dizer mais nada para perceber que as implicações disto tudo seriam imensas, talvez maiores que as de vagas de calor. Este arrefecimento aconteceria tambem nas costas leste da América do Norte, enquanto que outras partes do planeta continuarão a aquecer, ou sujeitas a tremendas secas ou a climas terrívelmente húmidos e chuvosos.
O que farão as pessoas do norte da Europa com os seus países cobertos por uma espessa camada de gelo? O que farão os africanos 'atolados' em água ou em seca? O que farão os habitantes das constas ocidentais das Américas com prolongadíssimas secas? Já imaginou os nórdicos a debandar p'ra sul? Os americanos a deslocar-se para o México? As migrações em massa?
O aquecimento constante e em escala geométrica da Terra (como estes senhores dizem) não é plausível. O clima não depende só do CO2 ou da temperatura do ar, depende tambem, e muito, doas correntes marítimas e da geografia terrestre. O cenário que cada vez mais se afigura como o mais provável é: a glaciação de largas áreas do hemisfério norte e em menor escala do hemisfério sul, e aquecimento diferenciado das restantes áreas. Se atentarmos bem, este cenário é ainda pior, ou melhor, venha o diabo e escolha.
Sobre isto pode ler muitas publicações científicas, sites da especialidade e um dos últimos relatórios do Pentágono.
Este relatório assume particular significado, vindo de onde vem, ou seja, de quem nunca ligou patavina ao ambiente ou às alterações climáticas. Se estão tão alarmados com a perspectiva de a Corrente do Golfo parar e de ficarem com metade do país gelado e a outra metade torrado....é porque alguma coisa se passa. Chegam mesmo a considerar as alterações climáticas mais perigosas para os EUA e o mundo do que o terrorismo internacional.

Desculpe lá 'atulhar-lhe o tasco', apenas escrevo sobre algo sobre o qual tenho alguns conhecimentos para demonstrar que, de um modo ou de outro: estamos lixados...p'ra não dizer outra coisa.

Nelson Buiça

14 de agosto de 2004 às 01:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Boa contribuição, não se preocupe em atulhar aqui o «tasco».
Contribuiu para que eu ficasse menos incomodado com o futuro... Deus o oiça.

Talvez haja sorte e os negros que não gostem do frio prefiram emigrar todos para a América...

Caturo

14 de agosto de 2004 às 19:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não gostaria que emigrassem mais negros para a america do sul!!!

isto representaria mais regalias a este povinho...

que voltem para a africa!

mas você não pode esquecer que não haveriam negros na europa se eles não tivessem sido levados pelos brancos e escravisados... ~e depois é claro libertados e deixados a merce... poderiam te-los deportado!!!

Oriahna Wolsung

17 de setembro de 2008 às 15:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home