quinta-feira, junho 03, 2004

QUOTAS...

Transcrevo uma notícia, em itálico, que foi editada no jornal «Público».


Defendidas Quotas para Travar Entrada de Mulheres nos Cursos de Medicina
Por EMÍLIA MONTEIRO, Publico, Quarta-feira, 02 de Junho de 2004


O crescente número de mulheres a entrar nas faculdades de Medicina está a causar apreensão entre alguns sectores da classe médica e das próprias instituições de ensino. Há mesmo quem defenda a criação de quotas para homens, numa tentativa de travar a presença maioritária das universitárias nestes cursos. (...)


Há nesta sociedade militantemente igualitária uma imbecil mania de impor números «equilibrados». A ideia de equilíbrio do homem actual é essa: baseia-se no número. Não passa pela cabeça a quem defende quotas o facto de que o verdadeiro equilíbrio é feito pelas tendências naturais das pessoas.

E se houver só médicas e não houver médicos, qual é o problema?


Se os homens têm menos interesse em tirar cursos de Medicina, pode-se prejudicar as mulheres que têm esse interesse , fazendo-as ficar para trás em nome de uma paridade quantitativa?

E se os homens tiverem menos talento para ser médicos, devem os pacientes do País ser prejudicados, tendo um médico mau quando podiam ter uma médica boa, só porque há gente a quem faz confusão que haja «desiquilíbrios» nos números?