segunda-feira, maio 17, 2004

Seriedades - Sinais dos tempos

A diferença de temas dos fóruns(ou fora, como diriam os latinistas mais puristas) da tsf de hoje são talvez sintomáticos do que se vai passando na actualidade, no que respeita às diferenças entre os sexos.

O forum da manhã, mais antigo e conhecido, centrou-se na vitória futebolística da Águia sobre o Dragão. Mesmo tendo um forum só sobre futebol, todas as noites («Bancada Central»), a tsf é useira e vezeira em dedicar o forum da manhã ao futebol.
O forum da tarde, por seu turno, é o chamado «Forum Mulher», no qual só participam pessoas do sexo feminino, programa que se inscreve na mentalidade da discriminação positiva a favor do belo sexo, com o intuito de tornar as mulheres mais participativas na vida social e política do País. É uma discriminação que trata as mulheres de um modo paternalista, pois que nunca ninguém proibiu a participação feminina no forum da manhã, mas enfim, siga.

Ora, hoje, enquanto o da manhã discutiu a bola e a taça, o da tarde discutirá o assassinato do presidente iraquiano e o consequente agravamento da situação no Iraque.

E tem sido cada vez mais assim, nos fora da tsf: os homens entretidos com infantilidades, e as mulheres, lentamente, a prestar mais e mais atenção ao que é mais sério.