sexta-feira, janeiro 16, 2004

FÓRUM MUNDIAL SUCIAL

O Fórum Mundial Social vai realizar-se este ano na Índia, em Bombaim.
Ou seja, a Esquerdalhada mundial resolveu ir armar cagaçal na terra dos Árias. E isto porque, para além de, no entender dos seus organizadores, ser necessário alargar a luta «anti-globalização» (como se a esquerda não fosse também a favor da globalização, mas de sinal contrário à da globalização capitalista - mudam as moscas, mas a «matéria» é a mesma...) a várias partes do mundo, é também preciso notar que a Índia pretende dinamizar as suas exportações, mas é muito proteccionista em relação às importações.

Lá chegados, podiam ter escolhido um dos Estados, dentro da Índia, onde a Esquerda está no poder, mas não, escolheram precisamente Bombaim , que é dominado pela Direita. Esta Esquerda revela que está especialmente preocupada com as acções da extrema-direita hindu.

Ou seja, a lógica esquerdista é a do confronto e da provocação.

Pois que seja.

Mas, além de ser conflituosa e provocadora, a lógica esquerdista é também fanáticamente parcial e descaradamente desonesta, pois que censura em altos brados o «racismo!» e a exploração dos mais pobres pelos mais ricos, na Índia, mas está caladíssima de todo em relação aos seus amigalhaços islâmicos, que são precisamente aqueles que motivam as acções mais extremistas da extrema-direita hindu, a qual só actua violentamente contra os islâmicos (porque será?).


Quanto aos «jornalistas» da tsf, bem podiam dar uma folgazita à sua vulgaridade e rasquice de linguagem: quando dizem «a opção Índia», de uma maneira empobrecedoramente tecnocrática (aquilo é como quem diz «Operação Kosovo», ou «Missão xy»), aquilo que acaba por ficar escrito não é «Opção pela Índia»(custa assim tanto escrever um «pela» no meio, dá um aspecto assim tão retrógrado?) mas sim «Opção dos Índios», mesmo que o nome do país em questão esteja escrito com maiúscula.