terça-feira, dezembro 02, 2003

OLIVENÇA, TERRA PORTUGUESA

Mesmo com um dia de atraso, aqui fica um claro e sucinto texto, enviado pelo Grupo Amigos de Olivença, que apoio sem restrições:


Grupo dos Amigos de Olivença

Olivença é terra portuguesa!

No dia 1.º de Dezembro comemoram-se 363 anos da Restauração da Independência.
Em 1640, chegada a notícia a Olivença, logo em 5 de Dezembro a população aclamou D. João IV como seu legítimo soberano e saudou a Liberdade reconquistada.

De novo e como sempre, os Oliventinos fizeram respeitar a divisa que lhe fora outorgada pelos Reis de Portugal:

NOBRE, LEAL E NOTÁVEL VILA DE OLIVENÇA!


Hoje, ocupada militarmente por Espanha em 1801 e mantida desde então sob o seu domínio, Olivença não pode comemorar, com os demais portugueses, a sua Portugalidade.

Todavia, assim como os oliventinos não esquecem Portugal, também Portugal não esquece e não pode esquecer Olivença!

Apesar da violência, da indignidade e do silêncio, Olivença é terra portuguesa!

A usurpação de Olivença, contra a História, a Cultura, a Moral e o Direito, impõe aos Portugueses e, em particular, aos Responsáveis Políticos e ao Estado, que sustentem efectivamente a retrocessão daquela parcela de Portugal.

O 1.º de Dezembro, marco e símbolo decisivos em quase nove séculos de História, exige-nos a capacidade de interpretar o passado, conduzir o presente e, criando e defendendo as condições de afirmação da nossa identidade e independência, demandar o futuro.

Olivença é terra portuguesa!

Lx., 29-11-03.

A Direcção do Grupo dos Amigos de Olivença


********************


Participação no 1.º de Dezembro


O Grupo dos Amigos de Olivença participará, como habitualmente, nas Cerimónias Oficiais do 1.º de Dezembro, em Lisboa (Praça dos Restauradores), às 16:00 horas.

A nossa concentração será feita na sede, Casa do Alentejo, às 15:30 horas, de onde seguiremos em comitiva para a Praça dos Restauradores.

Para que a Causa de Olivença tenha uma presença significativa, pujante e visível, é necessário que os sócios e apoiantes do GAO marquem presença no acto.

Apelamos à participação de todos!

Levantando as nossas bandeiras, faremos saber:

Olivença É Terra Portuguesa!

Lx., 25-11-2003.

A Direcção