quinta-feira, dezembro 04, 2003

ESCOLA MULTI-ÉTNICA CONTRA A VONTADE POPULAR

Em Bragança, a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) decidiu integrar uma turma de ciganos numa escola pública, a EB 2/3 Augusto Moreno.
Contra tal medida se insurge a associação de pais dos alunos da referida escola.


Pode ler-se mais em
http://jornal.publico.pt/2003/12/04/LocalPorto/LP42.html

Naturalmente que os pais das crianças têm razão em não querer a presença de ciganos com historial de condutas anti-sociais. Quem lida ou lidou de perto com ciganos deste tipo, conhece bem a agressividade que as pessoas dessa etnia são capazes de manifestar contra os não ciganos.

Neste caso, a frequente xenofobia cigana junta-se a um comportamento particularmente nefasto, problema que, em termos práticos, é agravado pelo facto de os alunos ciganos serem mais velhos, logo, mais fortes, com a impunidade que uma situação destas confere a qualquer adolescente.

Ora, uma integração desta natureza, terá como resultado quase certo a imposição do terror entre os alunos não ciganos da escola, com agressões gratuitas, ameaças e insultos variados, e, possivelmente, até mesmo assaltos.

E, o que é ainda pior, é que situações desse tipo são imensamente frequentes em Portugal, particularmente nas zonas onde vivem mais indivíduos de origem africana. Gangues afro-yankes (isto é, de negros e mulatos influenciados pela sub-cultura americana das gangues negróides).
A diferença é que, aí, os portugueses não são tão unidos nem tão activos, além de estarem mais anestesiados, e habituados a baixar a cabeça, motivo pelo qual não há associações de pais a exigir a separação dos elementos criminosos em relação ao resto das crianças.