terça-feira, novembro 25, 2003

VITÓRIA NACIONALISTA NA CROÁCIA

As eleições legislativas croatas realizadas no dia 23 do corrente, foram vencidas pela Comunidade Democrática Croata (HDZ), uma coligação de cariz nacionalista.

O estabelecimento de um governo nacionalista europeu, é sempre boa notícia (dependendo, é claro, daquilo que for entendido por «Nacionalismo» em cada caso).
Não deixa no entanto de ser mau sinal o facto de este partido ter estabelecido uma aliança com os muçulmanos da Bósnia, contra os Sérvios. É certo que a política pode obrigar a engolir sapos - como foi exemplo disso o pacto de não agressão entre Hitler e Estaline, dois líderes cujas ideologias eram diametralmente opostas uma à outra - mas é também verdade que, no seio do Nacionalismo, certos princípios devem ser promovidos, tais como a lealdade étnica que deve poder sobrepôr-se a certos condicionalismos histórico-políticos.

E, por isso, é sempre mau sinal que o laço étnico existente entre duas ou mais Nações da mesma origem (neste caso, Sérvios e Croatas, que são, tanto uns como outros, eslavos meridionais) seja de tal modo abalado que permita a intromissão política de uma doutrina universalista igualitária - isto é, mundialista - e que, ainda para mais, é de uma origem étnica estranha a essas duas Nações (neste caso, o Islão, que é de matriz árabe, ou seja, semita).